


Principais Mudanças da Lei 14.300/2022


Panvel inaugura usina solar no RS


7 Mitos e Verdades SOBRE ENERGIA SOLAR
A energia solar fotovoltaica ajuda a combater o efeito estufa, pois não gera nenhum ruído sonoro, nem emite poluentes. Seus materiais podem ser todos reciclados, no final do seu ciclo de vida útil. A solar é tida como uma das tecnologias mais importantes para combater as mudanças climáticas e pode ajudar os governos no cumprimento das agendas sustentáveis.
Vantagens: não polui, é renovável, limpa e silenciosa, pode ser usada em áreas isoladas da rede elétrica, necessidade mínima de manutenção, muito fácil de instalar e é barato para manter. Suas desvantagens são o alto custo de aquisição (custo que se retorna em pouco tempo) e não gerar energia à noite.
Conversão de energia: A energia do sol é captada pelas placas solares que são conectadas ao inversor instalado no seu imóvel, transformando a energia solar em energia elétrica. Utilização: Durante o dia você gera e consome a sua própria energia gerada através do sistema e o excedente é injetado na rede elétrica da sua cidade, você recebe um crédito em KWh de sua distribuidora por essa energia, que poderá ser utilizada automaticamente em períodos em que não há geração, por exemplo à noite. Sistema de compensação de energia: O seu relógio medidor contabilizará o que você gerou e o que você consumiu da rede elétrica. Ao final do mês a sua conta será o resultado da diferença entre a energia gerada e a consumida. Se a energia gerada for maior você fica com crédito que pode ser compensado nas futuras contas de luz.
Economia na sua conta de luz, produzindo sua própria energia você fica isento dos reajustes recorrentes de energia elétrica. Sistema Modular, pode ser ampliado conforme necessidade.
Sistema silencioso, a geração de energia pela tecnologia solar fotovoltaica é totalmente silenciosa. Fonte limpa, renovável e contribui para preservação do meio ambiente, o processo de geração de energia elétrica a partir da energia solar não gera poluição ambiental. Sistema confiável, o sistema é homologado junto à concessionária de energia elétrica, sob as regras da ANEEL – Agencia nacional de energia elétrica. Fácil instalação e Baixa manutenção. Facilidade e comodidade. Ótimo investimento e Financiamento facilitado.
Para instalações que permaneçam conectadas à rede da distribuidora de energia da região, sim. Considerando que você contínua utilizando alguns serviços que podem ser cobrados permanentemente como a taxa de iluminação pública, o custo de disponibilidade e o ICMS sobre o TUSD da energia consumida. A concessionária tem autonomia para cobrar.
O custo total dos valores de equipamento e serviços podem ser considerados caros, mas tem reduzido bastante nos últimos 4 anos. Essa percepção também pode mudar, quando comparamos o custo acumulado que gastamos em energia durantes os anos. Também podemos comparar com a aquisição de um veículo, que nos traz mais despesas e logo deprecia, diferentemente da energia solar. Contudo, podemos achar um alto valor para desembolsar de forma total, mas hoje já existem formas de pagar, que tem tornado o custo de parcela da energia solar, muito próximo do custo da conta de luz.
A manutenção das placas solares é simples e acessível. De um modo geral, basta limpar as placas em média uma vez por ano, ou quando você notar que elas estão muito sujas. A limpeza pode ser feita com pano ou esponja e água corrente. Se necessário pode ser utilizado detergente neutro. Importante frisar, que é preciso tomar muito cuidado para não riscar ou subir sobre as placas, pois podem estragar. Também é importante a realização de manutenções preventivas a cada 3 anos, para verificar aperto de estruturas e cabos, bem como verificar o funcionamento do inversor.
